Cuidados básicos com seu computador

"Seu computador pode lhe proporcionar um aproveitamento muito melhor do que o esperado, se você, usuário, tomar alguns cuidados básicos com sua manutenção." Essa afirmação lhe parece uma auto promoção de um técnico em informática não é mesmo? E se lhe dissesse que, nós técnicos, também somos usuários? A única diferença é que sabemos as  prováveis causas de um defeito.

Embora pareça estranho em um primeiro momento, alguns defeitos comuns tem como causa o mesmo descuido do usuário, a poeira. A poeira, a grosso modo, é o maior vilão de todo equipamento eletroeletrônico. Podemos dizer, que o acúmulo de poeira ao longo de um determinado tempo, causa danos irreparáveis em seu equipamento. Vejamos porque:

- Em primeiro lugar, seu equipamento, seja ele um computador ou notebook, sofre aquecimento devido aos componentes internos trabalharem em alta temperatura, precisando ser resfriados por coolers (pequenos ventiladores). Estes componentes possuem um tempo de vida útil estimado, trabalhando em condições normais. Em condições adversas, como por exemplo, aquecimento exagerado, seu tempo de vida útil diminui drasticamente. Agora imagine o excesso de poeira causando travamentos nos coolers de resfriamento, ou até mesmo parando-os definitivamente. Os componentes elevarão sua temperatura a ponto de começarem a estourar, danificando totalmente seu equipamento.

- Outra forma da poeira agir negativamente em seu equipamento, é o próprio acúmulo dela sobre as placas de circuitos. Essa poeira acumulada sobre as placas causa um efeito de oxidação, que em cidades litorâneas é bastante frequente e chamamos de "oxidação por maresia". A poeira retém a umidade do ar, que está bastante carregada de agentes corrosivos, como o próprio sal contido na maresia e forma camadas cada vez mais corrosivas, danificando as trilhas das placas de circuito e causando curto-circuito.

Aqui em São Sebastião - SP, certa vez atendi um cliente na Praia de Guaecá em que ao abrir seu computador de uso pessoal, me deparei com uma pequena montanha de sal no fundo do gabinete. O que acontecia era que ao entrar em contato com o interior do gabinete, puxado pelos coolers de resfriamento, o ar úmido se condensava e a água evaporava em contato com o ar quente ficando somente o sal no fundo do gabinete. Interessante não é?

Pensando nestas possibilidades, tudo que temos a fazer é manter seu equipamento sempre limpo. Fazer uma manutenção periódica, mais ou menos de 6 em 6 meses, ou um ano, já será suficiente para mantê-lo em ordem. Agende uma visita de avaliação com a DrMood Solutions. Estamos a sua disposição para mais esclarecimentos 24 horas por dia.

Técnico responsável: Claudio Tadeu - DrMood

Leia também: