Cuidados básicos com sua TV

Aos 100 anos de existência, a TV é um dos equipamentos eletrônicos que sofreram as maiores evoluções tecnológicas. Das primeiras Tvs até hoje, passamos das antigas CRT (tubos de imagem) até as LCD de hoje onde percebemos as constantes  variações na imagem, no tamanho das telas, na leveza de seu material e tudo mais. Porém, tudo tem suas vantagens e desvantagens. A diminuição do peso, por exemplo, surgiu com a mudança da tecnologia de exibição das imagens e a matéria prima para fabricá-la. Enormes tubos de vidro de espessuras gigantescas foram substituídos por camadas plásticas sobrepostas a uma fina camada de vidro de 1 milímetro ou menos que contém o liquido responsável pelas imagens. Com tudo isso de avanço, as Tvs de hoje são mais sensíveis. Portanto, duram menos. Mas não desanime, nem tudo está perdido. Com alguns cuidados básicos e dicas preciosas, você pode prolongar o tempo de vida útil de sua TV.

Vamos começar com o local onde será instalada sua TV. Evite locais onde os raios solares incidam diretamente sobre ela. Por si só, os aparelhos eletrônicos já aquecem naturalmente devido aos seus circuitos transistorizados. Seus materiais estão preparados para aguentar seu aquecimento até determinada temperatura e a partir dessa temperatura começam os problemas. Em primeiro lugar as partes plásticas começam a se quebrar facilmente e internamente os problemas são maiores com a queima de seus componentes eletrônicos. 

Como todos devem saber, nenhum aparelho eletrônico deve ser submetido à umidade excessiva. Molhar então, nem pensar. Portanto, cuidado com a chuva, principalmente se o aparelho estiver ligado, o que poderá causar um grande curto-circuito.

As tomadas onde seus aparelhos são ligados devem ser exclusivas para cada aparelho. Nada de colocar vários aparelhos em uma mesma tomada com aqueles famosos Ts (também conhecidos como benjamins) ou extensões baratas. Lembre-se que um curto circuito pode causar incêndios e até matar pessoas. Não economize na hora de gastar com sua segurança e a segurança de sua família. Pague um pouco mais caro e fique tranquilo. Consulte sempre um técnico para sanar dúvidas. Também não adianta usar uma tomada de má qualidade ou de baixa amperagem para cada aparelho. Um microondas, por exemplo, precisa de no mínimo uma tomada de 20A (20 amperes) com um fio de 4 mm de espessura.

Evite ao máximo o acúmulo de poeira sobre seu televisor. Tenha em mãos um pincel e um paninho umedecido apenas com água. Para a limpeza da tela (display), use um pano limpo umedecido de água. Não use solvente ou limpador de vidros. Retire o excesso de sujeira com o pincel, passando levemente para não arranhar e em seguida o pano úmido, não encharcado, apenas levemente úmido, quantas vezes necessário. Após isso, com um pano macio e seco, finalize.

Outra coisa bastante comum, é o uso inadequado. Pensa comigo: Se você não está assistindo a TV, por que deixá-la ligada? É simpatia? Ou tem fantasma em casa e você gosta de deixar um entretenimento para a galera do outro lado da vida? Seu televisor tem um tempo de vida útil pré-definido, ou uma estimativa de vida. Isso é bem calculado pelos engenheiros e depende de todos os componentes usados na fabricação do televisor. Por exemplo: Digamos que um televisor pode alcançar 10 anos de utilização. Estes 10 anos incluem o tempo que você assistiu e os dias em que sua TV apenas ficou ligada sozinha sem que ninguém estivesse assistindo alguma programação. Consegue compreender a diferença? Lembre-se também que, o televisor só está desligado quando você o tira da tomada. Deixando-o em stand-by, ele estará sujeito aos surtos e às variações de energia provenientes da rede.

Por último, o maior vilão das Tvs atuais: a concessionária de energia que não mantém nossa energia estável, principalmente quando está chegando o verão. Pois é caros amigos, quem já não teve a TV queimada após a energia da casa começar a oscilar? Eu já. Geralmente a concessionária pede um milhão de documentos para você tentar ressarcir seu dinheiro: nota fiscal do aparelho, laudo de um técnico, o dia e hora em que ocorreu o problema de energia, a cor da cueca que Napoleão usava na Batalha de Waterloo... Brincadeira, mas só a parte do Napoleão. Tudo isso para eles darem o veredicto: "Não foi culpa nossa pois, nesse dia e horário não consta, em nossas análises, a falta do fornecimento de energia". Seria cômico se não fosse nosso dinheirinho suado sendo jogado esgoto afora.

É isso galera. Espero ter sanado algumas dúvidas básicas dos senhores.

Técnico responsável: Claudio Tadeu - DrMood

Leia também: