Cuidados básicos com seu smartphone

Imagine que há pouco mais de 20 anos, existiam aparelhos celulares enormes que conseguiam enviar mensagens de texto e não por mero acaso, podiam fazer ligações a longas distancias. Louco isso, não é? Lembro-me que meu primeiro celular pequeno era pós pago. Todo mês chegava uma fatura para pagar pelas inúmeras ligações, todas discriminadas em quantas folhas fossem necessárias. Nossa, evoluímos bastante. Hoje em dia, nossos aparelhos celulares se tornaram um grande centro multimídia, com recursos inimagináveis alcançados através de seus inúmeros aplicativos e com linguagens de fácil entendimento. De grátis, ainda podemos fazer ligações a longa distância. Bem vindos ao futuro. Os Jetsons somos nós.

Smartphones hoje, são a ferramenta de maior popularidade entre os seres humanos. Nosso mundo atual só funciona com este exato sincronismo pela existência dos smartphones. Todo o planeta está conectado. Hoje conseguimos falar com pessoas do outro lado do planeta com este pequeno aparelho na palma de nossa mão. Não é incrível? Para quem viveu a época dos telefones com discagem analógica, onde a comunicação era como um simples código morse, por fios, onde pulsos elétricos eram transformados em ruídos audíveis e interpretados como linguagem, sabem a grande importância dos atuais aparelhos.

Bom, como já devem imaginar, tudo tem seu lado bom e seu lado ruim. Com o avanço da tecnologia, novos materiais vão sendo usados para baratear os custos de fabricação. O lucro dos fabricantes vem do número cada vez maior de vendas. Pense bem. Se você fabricasse um produto único, indestrutível, que satisfizesse todas as exigências dos consumidores do planeta, você conseguiria vender apenas uma determinada quantidade pré-estabelecida, ou seja, depois disso você iria viver do que? Como pagaria seus funcionários? O que faz uma indústria se manter no mercado, sempre vendendo, é a diversidade de produtos e o tempo de vida de seus produtos. Se você fabricar um smartphone que não quebre, você não poderá vender outro para aquele consumidor. Claro que existem muito mais motivos, porém não é o foco deste texto.

Como manter um smartphone usável durante o maior tempo possível? Vou tentar explicar abaixo alguns fatos que podem passar despercebidos pelos usuários de smartphones.

Vamos começar pela compra de seu smartphone. Você precisa se perguntar primeiro, para que preciso deste smartphone? É para fazer e receber ligações? É para ouvir música? É para ver vídeos do Youtube? Vou armazenar uma grande quantidade de fotos, vídeos, documentos? É necessário comprar um smartphone caro? Quem irá usar, criança ou adulto? Tendo em mente todos esses questionamentos e sabendo cada resposta, pode comprar seu aparelho.

Uma coisa importante a saber, é que existe um tempo de vida útil em que este aparelho poderá lhe ser muito útil. Depois disso, começará a lhe dar dor de cabeça. Com 3 anos de bom uso, seu aparelho terá sido bem pago, ou seja, o custo pago por ele terá valido a pena. Para tanto, tenha alguns cuidados básicos com ele:

1. Compre uma capa protetora e ponha uma película de proteção no display para evitar riscos. A capa ajuda em pequenas quedas e a película deixará seu display sempre bem visível, podendo ser trocada sempre que estiver com muito rabisco. 

2. Não o deixe exposto ao sol. Por si só, seu aparelho aquece devido aos componentes eletrônicos internos. Aquecê-lo externamente poderá causar danos irreparáveis a estes componentes. Além do mais, existe o perigo do aquecimento da bateria que, por ser fabricada com componentes químicos, pode explodir com altas temperaturas.

3. Mantenha seu aparelho longe da água, principalmente do mar. Água salgada reage de forma muito negativa aos componentes de fabricação de seu aparelho. Pequenos curtos-circuitos podem danificar permanentemente seu aparelho. Para higienizar seu aparelho, você pode usar um paninho levemente umedecido em água. Na película do display, você pode usar álcool isopropílico para desengordurar.

4. Evite usar seu smartphone em bolso de calça jeans apertada. Ele pode sobreaquecer e causar uma explosão.

5. Ao carregar seu smartphone, deixe-o em local arejado, de preferência no chão longe de objetos de madeira, papel ou pano. Em caso de curto-circuito sua casa estará a salvo de um incêndio. Quando seu smartphone estiver carregando, evite o uso ou manuseio. Por ser um cabo de carregamento muito fino e sensível, pode entrar em curto sem que você perceba, causando explosões e choques que poderão levá-lo à óbito.

6. Identifique os aplicativos que lhe serão úteis. Evite instalar aplicativos desconhecidos. Quanto mais aplicativos em funcionamento, mais recursos serão usados de seu aparelho, tornando-o cada vez mais lento.

7. Aplicativos de banco facilitam bastante sua vida econômica porém, tenha sempre em mente que seu aparelho não pode ficar esquecido em qualquer lugar, mesmo estando com todas as opções de segurança ativas. Lembre-se que o ser humano criou tudo isso, portanto, o ser humano possui todas as chaves que abrem as portas.

No quesito segurança, é bem óbvio que todo o cuidado é pouco. Uma dica bastante útil é que ao comprar seu smartphone, você possa adicionar um e-mail (Gmail seria o mais interessante) pessoal com uma senha bem guardada para que você possa fazer backup de seus documentos importantes do smartphone. Em caso de perda de aparelho, você pode recuperar tudo através de seu e-mail.

Existem muitos outros assuntos relacionados ao tema e aqui procurei apenas falar sobre algumas coisas que lembrei serem úteis. Na dúvida, sempre consulte um técnico de sua confiança.

Técnico responsável: Claudio Tadeu - DrMood

Leia também: