Segurança com senhas

Navegar pela internet pode parecer uma brincadeira para alguns usuários, mas não é. Certamente você já se deparou, em algum momento, com algo que lhe parecia estranho mas, por algum motivo você ignorou. Como estaria correndo perigo se estou sozinho aqui e ninguém está me vendo? Seus problemas começam quando você ignora completamente a segurança na internet.
Para começar, tudo que fazemos na internet deixa rastro, quer seja em seu próprio computador ou nas vias de comunicação entre as máquinas, que são inúmeras: Provedores de acesso, sites, redes sociais, instituições financeiras, lojas, entre outras. Isso falando sem ir a fundo no assunto, apenas para que o leitor possa compreender onde quero chegar.

Todos estes locais que citei acima, precisam armazenar informações para que possa se comunicar com você. Essas informações, por via de regra, ficam armazenadas até que você "deslogue" do sistema, ou seja, ao acabar seu serviço naquela instituição, você saia e feche o navegador. Claro que não estamos falando daquele seu cadastro feito na instituição em seu primeiro acesso, onde você deixou informações como: nome, endereço, número do cartão de crédito, e-mail. Estamos falando apenas do acesso naquele determinado momento em que você está executando algum serviço prestado pela instituição.

Dito isto, para que você tenha uma segurança ao acessar determinada "conta de usuário", uma das armas mais importantes é a senha de segurança e é dela que vamos falar.

Uma senha de segurança é como uma chave que abre um cadeado. Esta chave deve ficar bem segura, longe das mãos de pessoas não autorizadas. Quanto mais complexa for a chave de uma determinada fechadura, mais trabalho dará para uma pessoa desautorizada conseguir acesso ao que ela guarda, no caso, suas informações.

Você já percebeu que para acessar sua página em uma rede social, você possui uma conta em que você tem um nome (nick name) e uma senha (password). Esta senha é sua segurança. Você sabia que algumas pessoas adoram descobrir senhas apenas para se divertir e tornar a vida dos outros um inferno? Claro que já ouviu falar em roubo de perfis no Facebook, Instagran ou YouTube, não é mesmo? O que me diria de um roubo de cartão de crédito? São situações em que jamais queríamos estar, não é? Então vamos lá. Como podemos tornar nossas senhas mais seguras e dificultar a ação de bandidos?

- Em primeiro lugar vamos começar por fazer uma senha super forte. Antigamente, uma senha forte poderia ser com seis dígitos ou caracteres. Hoje em dia, falamos de 12 ou mais caracteres, incluindo os especiais e números. Acha que é muito? Não é. Hoje uso 12 caracteres, no mínimo para redes sociais. Você deve estar se perguntando: Oras, mas isso não é um exagero? Acho que tudo depende de quanto em sua vida você gosta de tudo em ordem.

- Em segundo lugar, mesmo você tendo uma senha forte, precisará que esta senha tenha um período curto de uso. Por precaução, mude sua senha de tempos em tempos. Três meses, seis meses, um ano.

- Em terceiro lugar, mantenha sua senha na cabeça. Nada de anotar sua senha em um local visível. Jamais deixe em um documento de texto em seu computador. Se for anotar, faça um código que somente você saiba decifrar.

Tomando esses cuidados, resta somente rezar para que seus dados pessoais guardados nestas instituições pela web afora, não vazem e caiam em mãos erradas.

Nota: 

- Caracteres especiais: @#$%&*; Numerais: 1,2,3,4... ; Caracteres Comuns: Aa, Bb, Cc...

Técnico responsável: Claudio Tadeu - DrMood

Leia também: