outubro 28, 2023

Conectando Pendrive e HD externo

Você usa corretamente seu Pendrive ou HD externo? Vamos tentar elucidar este mistério para vocês. Como diria o Dr. Jack, "vamos por partes". Vamos começar falando um pouco sobre o funcionamento deles. Talvez isso ajude. Você sabe o que é um HD? Sabe para que serve?

PARA QUE SERVE:

O HD é o famoso Hard Disk, ou disco rígido. É um periférico do computador que serve para armazenar dados, documentos e todo tipo de arquivo. Entenda como arquivos todas as pastas contidas em seu computador, inclusive arquivos do sistema, arquivos dos programas em geral, arquivos de fotos, arquivos do Word, etc.

COMO FUNCIONA:

Sendo um periférico do computador, o HD pode ser ligado ao computador de acordo com as conexões disponíveis. O padrão atual mais usado é do tipo SATA. Sua voltagem geralmente é de 12V. Este é mecânico e funciona com uma agulha magnética. Esta agulha magnética lê os dados de um disco metálico interno à uma velocidade incrivelmente alta. As principais são: 5.400 RPM (rotações por minuto) ou 7.200 RPM. Pode-se se dizer que essa agulha faz isso em um ritmo frenético. Imagina um disco em alta rotação como esses, sendo parado repentinamente por uma queda de energia ou um desligamento qualquer, por distração muitas vezes do próprio usuário? A agulha irá danificar esse disco metálico e com o tempo esses danos vão se tornar irreparáveis, causando a perda de seus dados preciosos, além de tornar o HD inutilizável.

Temos hoje no mercado, um substituto ao HD que se chama SSD (Solid State Drive) Unidade de Estado Sólido. Este não é mecânico e portanto não tem tanto problema com quedas de energia, porém a maneira e os cuidados permanecem os mesmos por outros motivos.

PARA QUE SERVE:

Serve para armazenar dados, assim como o HD.

COMO FUNCIONA:

Seu funcionamento é muito diferente do HD pois não é mecânico. Internamente ele grava e lê dados em velocidades muito superiores, pois sua estrutura é totalmente eletrônica. Os dados são armazenados em chips (memória do tipo flash NAND), semelhantes aos pendrives e cartões de memória.

PENDRIVE

O pendrive já está sendo usado à alguns anos e seu funcionamento é parecido com o SSD. Como a leitura de dados é feita através de programas, o que temos que ter em mente é: Enquanto lê seus dados, há uma "conversa" entre os dispositivos, PC e pendrive. Essa "conversa" precisa ter começo, meio e fim, senão poderá haver o corrompimento dos dados, causando erro de leitura. Ou seja, você não estará causando um dano físico, mas sim um dano nos próprios dados e o excesso deste tipo de dano também causa a perda de seu pendrive. É como dizermos: "Fundiu a cuca."

CUIDADOS NO USO:

Toda vez que você colocar o pendrive em seu equipamento, PC ou notebook, seu sistema operacional (Windows) irá reconhecer e fazer a leitura automática de seus dados e portanto, seu pendrive estará em uso pelo sistema. Para não causar danos em seu pendrive, você deverá desligá-lo do sistema antes de retirá-lo do equipamento.

COMO PROCEDER:

Vá ao lado do relógio, geralmente no lado direito de seu PC ou notebook na parte inferior do desktop, e procure pelo ícone de um pendrive. Clique sobre ele e aparecerá uma janelinha onde estará escrito "Ejetar mídia com segurança". Após isso aparecerá uma mensagem dizendo: "Você já pode retirar seu pendrive com segurança". Pronto. Desta forma você poderá usar seu pendrive por longos anos sem problemas.

Lembrando que isso serve para Pendrive, HDs externos, SSDs Externos e Cartões de memória. São as chamadas "mídias removíveis".

Espero ter ajudado.

DrMood